T

Clique na imagem para ampliar

Curso no Instituto Ling: Shakespeare e Freud, com Eneida Iankilevich e Raul Hartke – SPPA

Agenda dos encontros:

Aula 1 – 08.05, por Raul Hartke
Uma conversa entre Freud e Shakespeare

Aula 2 – 15.05, por Eneida Iankilevich
Um enigma que reverbera… seriam as tragédias Shakesperianas Hamlet e Ricardo III atemporais no viés da maldade?

Descrição

Na biblioteca particular de Freud havia mais de dois mil títulos de temas e áreas diversas. Em sua coleção, entre tantas obras clássicas como Flaubert, Dostoievski e Goethe, os textos do bardo inglês tiveram lugar cativo e influenciaram a produção do pai da Psicanálise. Em Shakespeare, Freud encontrou a profusão de elementos que cabem na experiência humana – amor, inveja, ciúmes, loucura, maldade, dedicando ensaios inteiros na análise e associação entre a psicanálise e os personagens shakespeareanos. Em dois encontros, vamos conhecer mais sobre essa relação, que colocou Shakespeare em lugar destacado na construção da psicanálise.

Sobre os professores:

Eneida Iankilevich é Médica (UFRGS), psiquiatra (UFGRS), membro efetivo e psicanalista didata da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre. É psicanalista de crianças e adolescentes pela Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre.

Raul Hartke é psiquiatra, membro efetivo e psicanalista didata da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre, da qual foi presidente, diretor científico e diretor do Instituto de Psicanálise. É autor de vários artigos e capítulos de livros, em publicações psicanalíticas nacionais e internacionais, sobre sexualidade, complexo de Édipo, trauma psíquico, processo psicanalítico, relação psicanalítica e psicanálise aplicada à arte. Em relação a esta última tem trabalhos publicados e ministrou cursos tais como “Picasso, Guernica e as Mulheres Chorando: um olhar psicanalítico”; “Algumas conjecturas psicanalíticas sobre o Êxtase de Santa Teresa, de Bernini”; “Origens e transformações da música popular brasileira: uma escuta psicanalítica”; “Tragédia e Comédia na Grécia Antiga: uma leitura psicanalítica”.

Informações gerais
Período: 08 e 15.05.2019
Dia da semana: quarta
Duração total: 4h
Horário: das 19h30 às 21h30
Inscrições: https://www.eventbrite.com.br/e/shakespeare-e-freud-com-eneida-iankilevich-e-raul-hartke-tickets-56671456853
Código Promocional para Associados da SPPA: associadosppa (desconto de 10%)

A realização dos cursos do Instituto Ling depende da obtenção do número mínimo de matrículas.

 

Share This