Antonino Ferro

Antonino Ferro, nascido em Palermo, Itália, em 1947, é médico, psiquiatra e psicanalista de crianças, adolescentes e adultos, e analista didata da Sociedade Psicanalítica Italiana, onde fez sua formação.

Ferro é um analista da atualidade, conhecido internacionalmente por suas generosas contribuições à psicanálise e principalmente aos jovens analistas. É autor de diversos artigos sobre clínica, técnica e teoria da técnica. É muito requisitado para coordenar seminários e supervisões em sociedades psicanalíticas da Europa, América do Norte e América do Sul, por sua capacidade em fazer o que muitos dizem ser impossível, que é “ensinar” psicanálise.

Em seus relatos clínicos demonstra com clareza o processo analítico, e através da sua narrativa parece conseguir ativar em nossas mentes a função analítica, definida por ele como a capacidade de “enxergar” os elementos confusionais e conseguir desenhar o sentido destes dentro da mente.

A clínica de Ferro é inspirada na teoria dos campos do casal Baranger, em uma releitura dos conceitos winnicotianos e por uma interpretação pessoal das implicações clínicas das idéias de Bion.

Suas produções são ricas em metáforas e pensamentos que liberam a imaginação, tendo como resultado um universo de emoções utilizadas para o entendimento da mente do paciente. Ele entende a sessão de análise como desenvolvimento de uma narrativa escrita a quatro mãos.

Sem dúvida é um autor instigante e sua leitura estimula no analista a capacidade de buscar em si um jeito próprio de compreender e traduzir para o paciente o que está acontecendo na sala de analise.

Resenha elaborada por Joselane A. T. Campagna da Silva, Mônica de M. Roca e Paula F. A. Mittelstaedt, psicanalistas em formação pelo Instituto da Sociedade Psicanalítica de Mato Grosso do Sul – SPMS

Share This