T

Clique na imagem para ampliar

Formação integrada para analistas de adultos e crianças é destaque no trabalho do COCAP da IPA

3 / novembro / 2019

O Comitê de Psicanálise de Crianças e Adolescentes (COCAP) da International Psychoanalytical Association (IPA) trabalha na organização de um novo modelo de formação, como opção aos institutos de suas sociedades componentes: a formação integrada de analistas de adultos e crianças. 

Segundo a psicanalista Nilde Parada Franch (SBPSP), chair do COCAP, “a formação integrada é um projeto que tem sido levado adiante por muitas sociedades pertencentes às três regiões da IPA e visa a elaboração de um programa de formação conjunta, ou seja, um programa que habilite o candidato a ser qualificado como analista de adultos e de crianças”. Nilde afirma que essa proposta requer um esforço conjunto do corpo docente e/ou Comissão de Ensino, para oferecer, principalmente, aquilo que seria considerado básico e essencial para as duas formações.

A chair do COCAP esclarece que qualquer Sociedade componente pode ter seu programa de formação de analistas de crianças e adolescentes, independentemente do COCAP/ IPA. “Há total autonomia; porém, se uma Sociedade desejar ajuda para a construção de um programa mínimo, ou deseja ter o reconhecimento pela IPA de seu programa, deverá atender aos requisitos mínimos”, explica.

Acesse o link da carta de Nilde Parada Franch esclarecendo o programa e outros projetos desenvolvidos pelo COCAP:

COMUNICADO DA COCAP

imagem: Mãe e filho pintados por Pablo Picasso, 1905.

Share This