T

Clique na imagem para ampliar

FIQUE EM CASA! LEIA AQUI O MANIFESTO DA FEBRAPSI À POPULAÇÃO

29 / março / 2020

MANIFESTO À POPULAÇÃO

 

Diante do grave cenário da pandemia que ameaça nossa população em uma velocidade assustadora que atropela nossa condição de pensar, precisamos nos posicionar frente às incertezas do momento. A pressão emocional decorrente da disseminação do vírus, as medidas de emergência sanitária apropriadas ao momento, o turbilhão de informações e os confrontos ideológicos sobre a posse de certezas exigem de nós cidadãos escolher qual o melhor caminho a seguir.

Fomos todos deslocados de nossas “zonas de conforto”, repentinamente atingidos por uma dura realidade, que alterou nossa rotina de trabalho, o convívio familiar e social e a própria estabilidade emocional. Para nos mantermos vivos, preservando vidas, precisamos nos reinventar! Adaptações são necessárias e, talvez, sejam muito úteis em nossa rotina diária posterior à avalanche que estamos vivendo.

A definição de políticas públicas pelos gestores de saúde, em consonância com as ações da sociedade civil, são fundamentais para a construção de um futuro promissor. Somente baseados em conclusões advindas de indicações científicas sólidas poderemos construir e trilhar estratégias de mitigação da disseminação do vírus.  O objetivo ​principal é a preservação da saúde e de vidas.

A FEBRAPSI, ciente da gravidade indicada por dados de contágio e estatísticas de hospitalização e óbitos, descritas por fontes fidedignas de informações científicas, referenda as medidas de ISOLAMENTO SOCIAL sugeridas pela Organização Mundial de Saúde e Ministério da Saúde. São recomendações baseadas na Ciência produzidas por profissionais com reconhecimento notório da comunidade científica mundial, e que estudam e trabalham em Saúde Pública.

A FEBRAPSI, como órgão de representação das Sociedades e Grupos de psicanalistas brasileiros vinculados à International Psychoanalytical Association – IPA, reconhece o intenso esforço das autoridades implicadas no atendimento e na pesquisa do novo coronavírus e solidariza-se, apoiando as recomendações dadas a todos. Portanto, FIQUEM EM CASA!

  

DIRETORIA FEBRAPSI

Share This