T

Clique na imagem para ampliar

Próximo Congresso Brasileiro de Psicanálise, em Gramado, discutirá “Laços: o Eu e o mundo”

31 / janeiro / 2020

O tema principal do 28º Congresso Brasileiro de Psicanálise, que se realizará na cidade de Gramado – RS no período de 08 a 11 de setembro de 2021, será Laços: o Eu e o mundo. Esse tema remete ao centenário de Psicologia das massas e análise do Eu de Freud. No texto ele afirma que “a identificação é conhecida pela psicanálise como a manifestação mais precoce de uma ligação emocional com outra pessoa” (tradução Renato Zwick). Ao dar ênfase no texto ao conceito de identificação e na sua presença no desenvolvimento primitivo, Freud trouxe uma nova forma de compreender como as demandas pulsionais que buscam uma satisfação narcísica encontram sentido e obtêm satisfações na relação com o Outro, com a Cultura, com o Mundo. Essa marca pode ser reconhecida na elaboração de sua teoria estrutural e em todo o arcabouço pós-freudiano, especialmente nas teorias de relações de objeto e sobre a intersubjetividade.

Ao mesmo tempo que mostra o que nos faz humanos na relação com outros, Freud não deixa de lado o que torna cada indivíduo uma singularidade, o Eu de cada um de nós. Através da imagem de Laços, a FEBRAPSI procura representar no tema principal do Congresso a difícil e complexa relação de o Eu e o mundo. Laços que ligam, que envolvem, que são continentes, que se rompem, que são perenes, que se desmancham no tempo. Laços de amor, de ódio, de sangue, de carne e osso, virtuais, ausentes. Laços que amarram, que prendem, que sufocam.

Debateremos como esses múltiplos sentidos de Laços se expressam nas relações humanas, nas relações familiares, nas dramáticas mudanças culturais e da subjetividade contemporânea, no papel dos líderes, nos conflitos políticos e sociais, nas instituições psicanalíticas, no funcionamento da mente primitiva, nas diversas teorias da Psicanálise, na clínica psicanalítica atual e, claro, na transferência e na contratransferência. Com os dois grandes escritores gaúchos que serão homenageados, Érico Veríssimo e Mario Quintana, teremos um Congresso na linguagem psicanalítica e em prosa e verso.

Acompanhem as notícias do Congresso pelo site www.febrapsi.org.

Esperamos você em Gramado – RS.

 

Wagner Vidille – Presidente FEBRAPSI

Bernard Miodownik – Diretor do Conselho Científico FEBRAPSI

Joyce Goldstein – Secretária do Conselho Científico FEBRAPSI

Share This